A Fibra de Vidro: Propriedades Físico-Quimicas

A fibra de vidro, ou fiberglass, é um material pertencente à família dos compósitos, ou seja, é classificada como material composto. Todo compósito é um agregado de fase contínua e descontínua resultando em um material estrutural que apresenta fases distintas visíveis macroscopicamente, sendo que a união de materiais torna a estrutura mecânica do
conjunto mais resistente do que a dos componentes isolados.
A madeira e o concreto, por exemplo, são dois compósitos muito conhecidos: a madeira um conjunto de fibras de celulose envolvida por lignina e o concreto, um conjunto de agregado e cimento.
A fibra de vidro, por sua vez, é composta por filamentos bem finos e flexíveis de vidro unidos a um composto de polímeros plásticos, feitos de petróleo. Esse conjunto é denominado oficialmente de Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) e entre suas principais características estão flexibilidade, maleabilidade, resistência ao impacto e resistência à tração.
Assim, as características listadas tornam o PRFV um ótimo material para aplicações estruturais, podendo ser aplicado em projetos pequena e larga escalas.

primal
Author: primal

Rolar para cima