Postes de Fibra de Vidro: A Evolução da Iluminação Pública
A revolução dos postes de iluminação
Você já parou para pensar na evolução dos postes de iluminação pública? Dos tradicionais postes de madeira aos modernos de concreto, a tecnologia sempre buscou oferecer soluções mais eficientes e duráveis. Mas a inovação não para por aí. Nos últimos anos, os postes de fibra de vidro têm ganhado destaque, oferecendo uma série de vantagens em relação aos modelos convencionais.
Segurança e preservação do meio ambiente são pontos que vem ganhando cada vez mais atenção e destaque não só para as empresas e corporações, mas para o cliente final, segundo um estudo realizado pelo G1: 87% dos brasileiros tendem a consumir mais produtos de empresas com práticas sustentáveis e responsabilidade social, apresentando uma mudança marcante no mercado.
Esta preocupação com práticas sustentáveis crescem ainda mais após alguns eventos que ocorreram em diversas regiões do Brasil, no dia 13 de outubro a região metropolitana da cidade de São Paulo foi atingida por um ciclone extratropical que ocasionou um alto índice de destruição na região, resultando em falta de energia elétrica, queda de postes entre outras questões, algumas regiões ficaram cerca de 80 horas sem energia, devido aos danos causados a rede elétrica concessionada atualmente pela Enel.
Para entendermos melhor sobre os apagões que acontecem após algum evento climático, precisamos falar um pouco mais sobre a infraestrutura da rede elétrica atual, que em sua maioria é composta por postes de concreto ou madeira, materiais que oferecem algumas dificuldades em relação a durabilidade, transporte, produção e resistência.
Os postes de concreto são produtos que levam muito mais tempo para estarem disponíveis para uso, além do peso e dificuldade de instalação e manutenção, semelhante aos postes de madeira, além ter uma menor vida útil em relação aos postes de fibra de vidro (PRFV), além da sua alta rigidez o que oferece risco em caso de acidentes de trânsito.
Os distribuidores de energia elétrica registraram mais de 1,4 mil acidentes de trânsito envolvendo postes elétricos entre janeiro e março de 2024 apresentando um risco considerável ao condutor e passageiros por conta da alta rigidez dos postes de madeira ou concreto, podendo ser fatal, tanto na hora da colisão, como no risco de queda do poste sobre o carro conforme registrado abaixo:
Os postes de fibra de vidro trazem um extra quando a questão é segurança no trânsito, já que na sua execução é desenvolvido com um sistema de colapso para caso de acidentes, além de um sistema que se desconecta da rede elétrica, evitando a queda de fios ou até a queda dos outros postes através do efeito dominó, abaixo está um exemplo de uma colisão frontal com um poste PRFV, onde percebemos a nítida diferença em relação aos danos ao veículo.
Essas vantagens do poste de PRFV sobre os postes de concreto reforçam algumas questões sobre os problemas de infraestrutura e segurança que são responsáveis por acidentes e crises energéticas em diversas regiões do Brasil.
Os postes PRFV oferecem vantagens e principalmente uma maior segurança, já que não são condutores de eletricidade. Para ilustrar melhor, separamos algumas características que comprovam a melhor aplicação e eficiência destes materiais.
- INSTALAÇÃO PRÁTICA:
Em terra são necessárias mais de dez pessoas para carregar um poste de concreto, já para o poste em fibra de vidro são necessárias apenas quatro pessoas, ou seja, você economiza em logística, manutenção e implantação de projetos.
- CONFIÁVEL:
Melhor solução considerando a Cadeia de Valores na atividade de distribuição de energia elétrica para regiões de difícil acesso e ambientes agressivos como, por exemplo, maresia, chuva ácida, entre outros.
- RESISTENTE:
Outro fator importante a ser ressaltado sobre o poste em fibra de vidro é a absorção de impacto, principalmente em acidentes de trânsito, onde oferece maior segurança ao motorista e passageiros do veículo.
- LEVE:
Poste de fibra é um material muito mais leve e flexível podendo chegar a pesar de 6 a 8 vezes menos em relação a um poste de concreto.
Imagine a facilidade em transportar um poste em fibra de vidro.
- RECICLÁVEL:
A fibra de vidro é um material reciclável, as matérias primas utilizadas na fabricação dos postes não liberam produtos tóxicos que agridem o meio ambiente.
- DURÁVEL:
A vida útil do material é cerca de quatro vezes maior. Enquanto um poste de madeira dura 20 anos e o de concreto 25 anos, o poste em fibra de vidro pode chegar a durar 80 anos. Compósito em PRFV é a principal tendência e solução para as próximas gerações de postes de distribuição, transmissão e entrada residencial.
- IRC:
A implantação de projetos de linhas de distribuição de energia elétrica com postes em fibra de vidro torna-se muito mais rápida, podendo até ser reduzida para a metade do tempo se comparada aos produtos em concreto. Além das vantagens já citadas, a velocidade no processo de fabricação é um fator de destaque.
Os postes de fibra de vidro representam uma evolução significativa no setor de iluminação pública, oferecendo uma combinação única de leveza, resistência, durabilidade e sustentabilidade. Ao escolher postes de fibra de vidro, você está investindo em uma solução mais eficiente, segura e durável para a iluminação das suas ruas e cidades.
A Korthfiber oferece equipamentos e toda a estrutura necessária para a produção de postes PRFV com soluções que realizam a incrível velocidade de enrolamento de até 120 metros por minuto (m/min), ganhando eficiência e agilidade na entrega e execução dos projetos.
Somos pioneiros e líderes de mercado no ramo de equipamentos para filament winding e pultrusão, com mais de 15 anos de experiência no mercado sendo a referência para empresas da área de compósitos.
Links de referência:
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/top-sun/top-sun-energia-solar/noticia/2021/03/02/responsabilidade-social-pesquisa-aponta-que-87percent-dos-brasileiros-preferem-empresas-com-praticas-sustentaveis.ghtml